Sidney Pinho Junior

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

AS TELEVISÕES ABERTAS E SUAS POUCO INSPIRADAS PROGRAMAÇÕES...

Olá amigos, que 2011 seja um ano realmente diferente para todos; de muitas e reais conquistas.
Bem, conforme prometido, iniciamos hoje uma série de crônicas e posts sobre diversos assuntos que, a meu ver soa importantes sim, pois fazem parte de nosso dia-a-dia e, de uma forma ou de outra acabam por influenciar nossa sociedade, nossos costumes e até mesmo a forma como encaramos a vida e a própria sociedade!
Se existe algo que nos atinge diretamente, como um forte cruzado de direita, sem dúvida é a programação da TV aberta, já que a TV à cabo ainda nos oferece uma interminável possibilidade de variações que a TV aberta nos nega...
Temos no Brasil 6 redes de TV´s abertas e umas poucas independentes (não saão afiliadas a nenhuma rede) e que como tais não merecem qualquer comentário. As redes são, pela ordem de importância, Globo, SBT, Record, Bandeirantes, Rede TV e Cultura.
A “Rede Globo” é a maior e mais poderosa e, justamente por este fato é a maior opressora! A rede das “telenovelas” que, insistem eles, são o “espelho da realidade brasileira; uma mentira descarada e que nada acrescenta a seu público, já que as “estórias” têm sempre os mesmos princípios, meios e fins. Pobre contra rico e vice-versa, rico que ama o pobre e vice-versa, bons contra maus (ou muito maus), muito maus contra muito bons e por aí vai e, é impressionante como os autores globais conseguem produzir tantos personagens “maus”, tantos mocinhos e mocinhas “babacas”, burros fundamentais... não dá para engolir tanta baboseira!
Mas a Globo é capaz de produzir ícones maravilhosos como o “Fantástico”, o “Jornal Nacional”, as mini-séries sobre importantes personagens da nossa história, programas de humor excelentes como “Casseta e Planeta”, seriados espetaculares como “A Grande família” enfim; o “Programa do Jô” e os programas de esporte realmente são superiores. Mas a Globo é capaz também de nos impor o “Domingão do Faustão” (eu não assisto a esta merda nem amarrado...), “Zorra Total” (fraquíssimo e que só serve para manter empregos de humoristas de segundíssima linha...) entre tantos outros. Mas a Globo ainda é o que há de melhor na televisão brasileira!!!
O “SBT” até hoje não se desvencilhou de sua lamentável, populesca e miserável programação que tem por princípio programas de péssimo gosto e de duvidosa qualidade. Francamente, como assistir ao tal do “Programa do Ratinho”, um hipócrita que usa a mídia para esculachar pessoas, humilhar e produzir piadas de péssimo gosto, o maior absurdo da TV brasileira! “Hebe”, “Raul Gil”... Deus me livre, estes então são algo absurdamente mal elaborados e de péssimo gosto. Não quero nem comentar os dramalhões mexicanos... absolutamente insuportáveis e de péssimas produções. O pouco, ou quase nada de bom que sobra ao SBT, são os seriados (enlatados americanos) e a programação de cinema que realmente é, de longe, a melhor da TV aberta;o resto é uma merda gigantesca.
A “Rede Record” começa a sair da mediocridade e tenta a todo custo copiar o que há de melhor da Globo, mas não tem sido capaz de grandes coisas. Suas novelas com artistas de última linha e de péssimos enredos são tenebrosos. Os programas de auditório são péssimos! Os programas jornalísticos até que passam, mas a inserção dos “cultos” e das filosofias da “IURD” são terríveis e mostram na verdade que a grande jogada do “Bispo” é ir cooptando os telespectadores, tentando lhes mostrar que as filosofias de sua “igreja” são o que há de melhor para as pessoas. Não se iludam que a Record vai continuar nesta linha ainda por um longo tempo, para depois ir retroagindo e impondo paulatinamente a filosofia da IURD. A Record é o perigo mais perigoso das TV´s abertas.
“Rede Bandeirantes”!?!? Será mesmo esta tal de “band” uma rede nacional, ou um amontoado de jornalistas paulistas de péssima formação e qualidade, somados a uma enorme quantidade de apresentadores e artistas medíocres que só sabem falar de São Paulo e das coisas da terra da garoa? Francamente, a tal de “band” não passa de uma “loja com antena”! Não sabem, nunca souberam e jamais saberão “fazer TV”, são o que há de melhor em matéria de ordinário! Péssimos!!!
A “Rede Cultura”, liderada pela TV Cultura de São Paulo, na verdade não se configura em uma verdadeira rede de televisão, mas têm programas bastante interessantes, apesar de carecerem de qualidade de programação, de organização e de “ordem”...
Bem amigos, dá para ver que temos muito o que falar sobre televisão aberta no Brasil e, espero que eu consiga traduzir nesta série de posts, tudo aquilo que sabemos há tempos, mas que nunca temos “tempo” ou “saco” para comentar!
Abraços e até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado com sucesso e será publicado assim que o administrador aprová-lo. Ficando sujeito ainda a não ser publicado, no caso de conter comentários racistas, preconceituosos, ofensas ao blogueiro ou a outros participantes e calúnias à pessoas, reservando-se o autor o direito de excluí-lo a qualquer tempo.
Poderá ser ainda seu comentário, merecedor de resposta. Obrigado por participar!