Sidney Pinho Junior

sábado, 13 de novembro de 2010

BRASILEIRÃO 2010, A HORA E A VEZ DO FLUZÃO!

Todas as quartas e sextas-feiras nas vésperas das rodadas do brasileirão 2010, não perco nunca aquela parte do “Bom Dia Brasil” da TV Globo, “Os Pitacos do Alex Escobar” que mesmo sendo um jornalista especializado no futebol acerta pouquíssimo a cada semana e, seus convidados também não lá muito bons em “previsões” dos resultados dos jogos e,  para quem é apaixonado por futebol como eu, claro, também arrisco lá meus palpites. Francamente tenho tido um desempenho muito melhor que os convidados do Escobar e, modéstia a parte, o líder de seu “ranking de pitaqueiros”, o escritor Luis Fernando Veríssimo que acertou 7 pitacos em 9 teria sido batido por mim em várias rodadas. Na última eu acertei 8 em 10 com 3 resultados cravados. Vocês não acreditam? Ok? Então, a partir de agora e semanalmente, sempre que tiver uma rodada do brasileirão eu vou postar aqui os meus pitacos e quem quiser acompanhar e se certificar da veracidade que aqui compareça; e tem mais, aceito desafios. Podem postar seus resultados aqui a vontade, pois vai ser um grande prazer praticar com todos este “novo esporte”, o Pitacobol...

Vale salientar que na última quarta-feira quando o Escobar escalou o Felipe Massa para “pitaquear” nesta rodada de número 35, eu também anotei meus pitacos e logo de cara no único jogo do brasileirão desta rodada que aconteceu naquele dia eu acertei e cravei o resultado, Ceará 2 X 2 Botafogo. O Felipe Massa errou, pois acreditou que o cavalo paraguaio do Botafogo ganharia do Ceará em pleno Castelão; marcou 2 a zero para os testemunhas (o Botafogo tem uma torcidinha tão diminuta que, francamente, não podem ser considerados uma torcida, mas “testemunhas” de um clubinho que teve lá seus dias de glória... coisas de um passado remoto...) e se deu mal. Eu cravei e me dei bem. Vamos então aos meus palpites.

Rodada 35 do Brasileirão 2010
Ceará 2 X 2 Botafogo
Santos 1 X 1 Grêmio
Corinthians 2 X 2 Cruzeiro
Atlético MG 2 X 1 Flamengo
Fluminense 3 X 0 Goiás
Internacional 3 X 1 Avaí
Guarani 2 X 2 Vitória
Atlético GO 2 X o Palmeiras
Vasco 0 X 0 São Paulo
Atlético PR 3 X 0 Prudente

Bem, pitaquear é fácil com certeza, mas eu além de pitaquear vou explicar cada um dos meus pitacos; vamos lá.

Ceará 2 X 2 Botafogo – O Ceará começou muito bem o campeonato. Chegou a liderá-lo mas como realmente seu time não é muito forte era normal que desse muitas tropeçadas pelo caminho e se mantivesse forte nos jogos no Castelão. Os “testemunhas” a despeito de terem sido campeões cariocas este ano, claro, devido ao Fluminense estar ainda formando o grande time que tem, se aproveitou do desmonte do urubu e da fraqueza do bacalhau e venceu o carioca. Mas o time é fraco, não tem identidade com o clube (aliás isto é realmente impossível...) e eles não gostam muito de vencer, preferem o empatar tanto no Engenhão como fora do Rio. Não era difícil acertar este resultado; barbada...

Santos 1 X 1 Grêmio – Aqui temos um “novo” Santos, um time ainda sem identidade, que perdeu Robinho e outros, com o Paulo Henrique Ganso se recuperando de contusão e com um técnico interino para comandar um time que tem hoje um único dono, Neymar, que faz o que quer no clube e ninguém tem coragem de frear o garoto. Já o Grêmio apesar de ter começado muito mal o campeonato, depois da chegada do Renato Gaucho, de grande identidade com o clube e sua torcida, mudou completamente de postura e passou a ter um desempenho a altura de suas tradições. Como vem em ascensão certamente não perde para o time do “reizinho”.

Corinthians 2 X 2 Cruzeiro – Francamente! Não fossem os erros de arbitragem a favor do urubu paulista no início do campeonato, o time de Ronaldo não estaria disputando o título, podem ter certeza. Não que o time seja ruim, não é isso, o time é até bom e realizou bons jogos, mas este Corinthians não tem pinta de campeão. Já o Cruzeiro tem um elenco bem mais estável e competitivo e, mesmo tendo perdido pontos incríveis, me parece que é mais equilibrado que o time de São Paulo. O Cruzeiro tem ainda esperanças de chegar ao título e, isso lhe dá muita força. Como é um “confronto direto” pelo título, o time de BH vai entrar com força máxima e disposição total. Vai dar empate!

Atlético Mineiro 2 X 1 Flamengo – O urubu está desmantelado, ganha pouco, empata muito e adora perder jogo difícil. O time mineiro acaba de ser despachado da Copa Sulamericana; competição que deixou de ser prioridade devido a sua delicada situação na tabela do brasileirão. O galo mineiro se concentra integralmente no brasileirão e precisa desesperadamente vencer seus próximos jogos para se livrar do rebaixamento. Embora o time do galo não seja lá grandes coisas, o urubu é bem pior. Dá Galo!

Vou deixar o comentário sobre Flu e Goiás para o final; afinal de contas é o meu Fluzão!

Internacional 3 X 1 Avaí – O time gaúcho tem hoje um único objetivo, vencer o mundial de clubes em dezembro. Já está garantido na Libertadores do ano que vem e não tem mais chances no brasileirão. O Inter vai usar os últimos jogos que lhe restam no brasileiro para se preparar para o mundial e, jogando em casa não vai desperdiçar nenhuma oportunidade de vitória, já que é apenas espectador do campeonato. O Avaí começo o torneio surpreendendo, mas não tinha e não tem um bom time. Vai perder e ficar a um passo da segundona.

Guarani 2 X 2 Vitória – Jogo de desesperados mas com ligeira vantagem para o time baiano que é melhor e muito mais bem treinado que o bugre campineiro. O Guarani é fraco e alterna boas e péssimas partidas, tanto em seus domínios como fora. Para o Vitória o empate não chega a ser um mal resultado, já para o bugre sim. Dá empate.

Atlético GO 2 X o Palmeiras – O Atlético Goianiense, para mim, é a melhor e mais grata surpresa deste campeonato. O Dragão vem de longa fase de crescimento e superação. Superou adversários fortes em casa como o Flu e o Corinthians e, francamente, o Palmewiras deste ano, nem de longe, honrou o peso da camisa dos porcos, sempre forte candidato ao título. Dá dragão com sobras!

Vasco 0 X 0 São Paulo – Um sonha em melhorar e se manter na faixa de classificação para a Sulamericana e joga em casa diante de uma torcida fiel e barulhenta. O São Paulo luta para manter a tradição de nove anos de sempre estar na Libertadores, mas tem um time instável e que não lembra em nada o grande tricampeão de pouco tempo atrás. Poucas pretensões, poucos sonhos e pouco para se ver. Vai dar sono, mas não vai dar gols. Empate...

Atlético PR 3 X 0 Prudente – O urubu paranaense tem um bom time e jogando na “arapuca” da baixada é ainda mais enjoado, sonha com a Libertadores e tem o direito de acreditar. Já o Prudente é um mero visitante da Série A assim como o foram Santo André, São Caetano e outros clubes do interior paulista que aparecem do nada e para lá voltam correndo. Vai ser goleado inapelavelmente pelo urubu paranaense.

Fluminense 3 X 0 Goiás – Bem, trata-se em primeiro lugar de meu time. Bicampeão brasileiro em 1970 e 1984 com dois timaços que me dão muitas saudades! O Fluminense foi o time que mais investiu e se preparou para este brasileirão. Sofreu com contusões de seus principais jogadores e mesmo tendo perdido um pouco de sua força em função da incompetência do “artilheiro” Washington (vai perder gols assim na p.....) e das ausências fundamentais de Fred, Emerson (o Sheik Tricolor) e Deco, manteve a pegada principalmente devido a categoria incontestável do “Hermano” Conca (nossa como eu passei a gostar de Argentinos... isso é normal?) que é um craque fenomenal e o grande comandante tricolor. Se o Flu vencer este brasileirão, vão ter que erguer um monumento para o gringo lá nas Laranjeiras! A volta de Deco e do Fred renova as esperanças dos tricolores, fortalece o elenco e dá muito mais confiança ao clube como um todo. Muricy Ramalho e o time sabem muito bem que o campeonato pode ser decidido nesta rodada se Corinthians e Cruzeiro empatarem e o Flu vencer. Em se confirmando minhas previsões o Flu pode abrir três pontos de vantagem para o segundo colocado e, a três rodadas do fim, tendo ainda o Flu que enfrentar o Guarani na última rodada no Rio, já provavelmente rebaixado, vencer o Goiás significa a conquista de no mínimo 6 preciosos pontos em 12 possíveis, o Flu sabe disso e vai buscar a vitória com V maiúsculo. O Goiás vive um dilema no mínimo estranho. Entrega-se a Sulamericana para vencê-la e conquistar uma vaga para a Libertadores ou luta contra o rebaixamento no brasileirão? Difícil decisão não? O fato é que o Goiás não tem cacife nem para uma e nem para a outra missão e, se bem conheço este clubeco, arrogantes que são, vão ser gulosos e achar que é possível cumprir duas missões impossíveis; vão se dar mal. Perdem feio para o Flu e não ganham do Palmeiras no meio da semana pela Sulamericana. Vão cair na realidade tarde demais. Nem Libertadores e nem primeira divisão. Vão perder tudo este ano!!!

Bem meus queridos e seletos amigos, é isso aí. Quem viver verá!

No final o bom Deus vai consagrar o Fluzão, campeão brasileiro de 1970, 1984 e 2010! Alguém duvida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado com sucesso e será publicado assim que o administrador aprová-lo. Ficando sujeito ainda a não ser publicado, no caso de conter comentários racistas, preconceituosos, ofensas ao blogueiro ou a outros participantes e calúnias à pessoas, reservando-se o autor o direito de excluí-lo a qualquer tempo.
Poderá ser ainda seu comentário, merecedor de resposta. Obrigado por participar!