Sidney Pinho Junior

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A CAMINHO DO TERCEIRO TÍTULO BRASILEIRO

Muitos ainda se perguntam e, alguns até galhofam ao questionar se o meu Fluminense será ou não tricampeão brasileiro; inútil discussão...
Francamente a discussão é inútil e absolutamente desnecessária, pois se o Fluminense se sagrar novamente campeão brasileiro, caso derrote o Guarani no próximo domingo no Engenhão, terá conquistado seu terceiro título brasileiro sim! Fato incontestável!!!
Vamos aos fatos! O que era a “Taça de Prata” entre 1967 e 1970? Era o então Campeonato Brasileiro e que, no ano seguinte passou a se chamar oficialmente de “Campeonato Brasileiro”, ao ser assumido pela antiga CBD, hoje CBF!
A questão é que a CBF reconhece apenas como “Campeões Brasileiros” aqueles que disputaram os campeonatos por ela organizados e, aí reside a questão mais importante, na medida em que a imprensa esportiva, testemunha da história e quem deveria em primeiríssimo lugar assumir postura firme e referendar não só a história, mas suas próprias convicções de então, hoje atiradas covardemente na lixeira da história.
Se a CBF só reconhece como campeões aqueles que disputaram seus “Campeonatos Brasileiros”, não pode reconhecer o Sport Clube do Recife como campeão brasileiro de 1987 e muito o menos o Vasco da Gama, campeão da “Copa João Havelange” em 2000; até por que aqueles torneios não eram “campeonatos” e sim “Copas”, visto que se chamaram respectivamente “Copa União” e “Copa João Havelange” e não foram organizados pela entidade!!!
Entretanto negar que tanto o Sport campeão em 1987 e o Vasco campeão em 2000 não são legítimos campeões brasileiros é um absurdo; são campeões brasileiros sim pois venceram os torneios que todo mundo, imprensa, torcidas, clubes enfim chamaram de campeonatos brasileiros e eles o são sim, campeões com toda a legitimidade!
O caso do Flamengo é diferente e a urubuzada sabe muitíssimo bem que o campeão brasileiro de 1987 é o Sport Clube do Recife e não ele, pois aceitou o regulamento que previa o cruzamento para a decisão de quem seria proclamado campeão brasileiro daquele ano e tanto o urubu quanto o Inter não cumpriram o regulamento, negando-se na hora H a enfrentar seus oponentes vindos do outro módulo. Negado-se a fazê-lo, a cumprir o regulamento, não pode o Flamengo se auto-proclamar campeão de 1987 coisa nenhuma, tanto que a própria CBF assim decidiu e ponto final!
O caso do Fluminense em 1970 não é especial e muito menos singular, já que a “Taça de Prata” foi disputada entre 1968 e 1970 e era o campeonato nacional da época e que decidia pela primeira vez na história o “Campeão Brasileiro” naqueles anos.
Em 1967 o torneio chamava-se “Roberto Gomes Pedrosa” e teve como campeão o Palmeiras que também, no mesmo ano, vencera a “Taça Brasil”, torneio este exatamente no mesmo formato da atual Copa do Brasil.
O Santos de Pelé venceu em 1968 e conquistou o título brasileiro daquele ano que era representado pela Taça de Prata, fato incontestável, legítimo e reconhecido por todas as partes envolvidas com o futebol brasileiro de então, principalmente a imprensa!
Em 1969 a “Academia” de Ademir da Guia tornou o Palmeiras novamente campeão do Brasil ao vencer a Taça de Prata daquele ano, conquistando legitima e incontestavelmente seu segundo título de campeão brasileiro.
Em 1970 foi a vez do Fluminense vencer a Taça de Prata, aliás a mais completa das quatro edições e que contou com mais clubes e mais estados representados, tornando-se pela primeira vez em sua linda e vitoriosa história campeão brasileiro legitimo e da mesma forma reconhecido por todos do futebol brasileiro e mundial.
De 1971 em diante o torneio mais uma vez mudou de nome e passou a se chamar Campeonato Brasileiro que até bem pouco tempo foi disputado nos mesmos moldes da extinta Taça de Prata e até hoje assim se chama, consagrando grandes campeões como os próprios Palmeiras, Santos e Fluminense, além de todos os outros que escreveram esta magnífica história do futebol brasileiro.
A verdade é que não importam os nomes, mas sim seus significados históricos e verdadeiros, legitimados por disputas também verdadeiras e não menos importantes que os torneios disputados até hoje!
O caso da Taça Brasil, este sim é um caso à parte e totalmente diferente da Taça de Prata, já que era uma competição que reunia apenas os campeões de alguns estados e campeões e vices de outros mais importantes, constituindo-se em competição irmã da atual Copa do Brasil!
O Fluminense é bicampeão brasileiro, pois conquistou os títulos brasileiros de 1970 e 1984, em dois campeonatos que elegiam os campeões nacionais do Brasil, independentemente das nomenclaturas dos torneios e a imprensa assim reconheceu e assim ficou escrito na história e, quem tiver dúvida de tais verdades que pesquise os jornais da época, consulte os cronistas e jornalistas da época e se interem por fim da verdade real e incontestável!
Se vencer o Guarani no próximo domingo, o Fluminense conquistará seu terceiro título brasileiro sim e, legitimamente poderá se proclamar TRICAMPEÃO BRASILEIRO e, o reconhecimento da CBF é o que menos importa nesta questão, os fatos e a história escrita e tão bem escrita por Palmeiras Santos e Fluminense não podem ser contestadas por ninguém!!!
E, para finalizar, façamos as contas; quem são os vencedores de todos os títulos brasileiros; vamos contar? São eles:
1º - Palmeiras (6 títulos) 1967, 1969, 1972, 1973, 1993 e 1994; bicampeão duas vezes.
2º - São Paulo  (6 títulos) 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008; com um tricampeonato.
3º - Flamengo (5 títulos) 1980, 1982, 1983, 1992 e 2009; com um bicampeonato.
4º - Corinthians (4 títulos) 1990, 1998, 1999 e 2005; com um bicampeonato.
5º - Vasco da Gama (4 títulos) 1974, 1989, 1997 e 2000.
6º - Internacional (3 títulos) 1975, 1796 e 1979; com um bicampeonato.
7º - Santos (3 títulos) 1968, 2002 e 2004.
8º - Fluminense (2 títulos) 1970 e 1984.
9º - Grêmio (2 títulos) 1981 e 1986.
E com apenas 1 título temos: Atlético Mineiro (1971), Guarani (1978), Coritiba (1985), Sport (1987), Bahia (1988), Botafogo (1995), Atlético Paranaense (2001) e Cruzeiro (2003).
Como diz o velho ditado, “contra fatos não há argumentos”!!!
Se Deus quiser e ele há de querer, o Fluminense conquistará no próximo domingo seu terceiro título brasileiro... E TENHO DITO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado com sucesso e será publicado assim que o administrador aprová-lo. Ficando sujeito ainda a não ser publicado, no caso de conter comentários racistas, preconceituosos, ofensas ao blogueiro ou a outros participantes e calúnias à pessoas, reservando-se o autor o direito de excluí-lo a qualquer tempo.
Poderá ser ainda seu comentário, merecedor de resposta. Obrigado por participar!